top of page

TRATAMENTO ATUAL DOS ANEURISMAS DA AORTA ABDOMINAL


A Reunião Científica da ABMM foi realizada no dia 26 de novembro, no Auditório do bloco de Agudos, 1° andar do Hospital Central do Exe'rcito, localizado na Rua Francisco Manuel, 126 - Benfica Rio de Janeiro - RJ.

Na ocasião, o o Académico Prof. Dr. Adalberto Pereira de Araújo palestrou sobre o “TRATAMENTO ATUAL DOS ANEURISMAS DA AORTA ABDOMINAL”. Ele explicou sobre os assuntos abordados: "o objetivo da palestra foi discorrer sobre as indicações atuais do tratamento dos aneurismas de aorta abdominal, sobretudo os aneurismas infrarrenais. Mostrei também a avaliação o risco de rotura anual em relação ao diâmetro dos aneurismas, e apresentei os critérios de vigilância dos aneurismas de aorta abdominal em relação ao diâmetro dos mesmos".

Ele também apresentou os principais trials de curto e longo prazos sobre os resultados do tratamento dos aneurismas de aorta abdominal infrarrenal comparando a queles que foram operados por via endovascular com os que foram operados por cirurgia aberta e até com os pacientes mantidos em tratamento clínico, e discorreu sobre o custo financeiro do tratamento endovascular comparando com o custo da cirurgia aberta, e avaliando a qualidade de vida desses pacientes.

O acadêmico, que também é titular da Academia Naqcional de Medicina e do CBC, comentou a experiência pessoal no tratamento de 274 aneurismas de aorta abdominal nos últimos 10 anos utilizando uma mesma marca de endoprótese comparando os próprios resultados com alguns publicados na literatura utilizando outras endopróteses. Ele ainda apresentou as técnicas do tratamento endovascular desses aneurismas e mostrou algumas das melhores endopróteses existentes no mercado para tratar os mesmos. Por fim, explicou brevemente aspectos sobre as endopróteses fenestradas e ramificadas para tratar os aneurismas de aorta justarrenais e pararrenais e queles dos quais emergem as artérias viscerais, e apresentou suscintamente, a técnica própria para tratar aneurismas justarrenais por cirurgia aberta.

bottom of page