top of page

O Museu Histórico da Academia Brasileira de Medicina Militar, aponta os bustos dos seguintes oficiais General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca – Patrono do Serviço de Saúde do Exército, Cirurgião-Mór Joaquim Cândido Soares Meirelles – Patrono do Serviço de Saúde da Marinha e Major Brigadeiro Médico Ângelo Godinho dos Santos, Patrono do Serviço de Saúde da Aeronáutica, pilares históricos atinentes aos feitos às demandas da comunidade médica militar.

Este museu é uma seção permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, que expõe e divulga as evidências materiais e os bens representativos do homem e da sociedade médica, promovendo o conhecimento, a educação e o lazer. Com este sentido, o museu passa a ser uma ação promotora do desenvolvimento do homem, pois retrata a sua diversidade e a variada gama de possibilidades da civilização representada pela cultura material depositada no seu acervo.

O museu passa a ser considerado de utilidade pública, pois se constitui num espaço que contribui com o resgate da memória, um lugar de investigação, interpretação, mapeamento da documentação e preservação cultural de Academia Brasileira de Medicina Militar.

Considerações finais

As atividades desenvolvidas no museu da Academia Brasileira Medicina Militar simboliza o ideal da museologia social e sobretudo na comunidade médica militar, pois cumpre com o dever de preservar e valorizar a história, a memória e as tradições militares.

Como percebemos nos parágrafos supracitados, o museu é um local com várias funções que vão desde a realização de projetos para membros aspirantes como também de membros titulares e eméritos até as publicações de suas pesquisas.

Museu ABMM

bottom of page