top of page

Presidente nato da ABMM, Alte (Md) Refº Manoel Moreira, toma posse na Academia Nacional de Farmácia

Em julho deste ano, o Presidente Nato da ABMM Alte (Md) Refº Manoel de Almeida Moreira Filho junto com os Profs. Drs. Paulo Afonso Granjeiro e Pedro Gonçalves de Oliveira tomaram posse como novos acadêmicos da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia.

Alte (Md) Refº Manoel de Almeida Moreira Filho, ocupou a Cadeira nº 118, da Seção de Medicina, cujo Patrono é o Professor Dr. Acadêmico Anthony Wong.

A cerimônia também contou com a participação de Acadêmicos da ABMM, autoridades, familiares e amigos, como: Dr. João Bosco Botelho – Acadêmico da Academia Brasileira Militar de Medicina, Dr. Hilton Koch – Presidente da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação e Dr. Ernesto Rymer – Academia Brasileira de Medalhística Militar.



Resumo Biografia

Alte (Md) Refº Manoel de Almeida Moreira Filho


Contra-Almirante Md-Ref, formado em medicina pela Universidade Federal do Pará, possui especialização em neurocirurgia pelo Centro Médico Naval do Rio de Janeiro. Atual Presidente do Conselho Consultivo da Academia Brasileira de Medicina Militar sediada na cidade do Rio de Janeiro. Ex-diretor Geral do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, Sediado na Cidade de Duque Caxias, Estado do Rio De Janeiro. Possui diversos aperfeiçoamentos: MBA em Gestão Avançada em Sistemas de Saúde, Curso Extraordinário de Neurocirurgia pela Universidade Livre de Berlim; Introdução à Prática de Gestão da Saúde em situação de desastre do Sistema Único de Saúde; Curso de Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas; Curso Superior de Guerra Naval; Curso de Inteligência e Defesa Civil, entre outros. Possui o título de especialista da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e Associação Médica Brasileira. É detentor de várias condecorações: Medalha do Mérito Naval no Grau de Cavalheiro; Mérito Naval no Grau Oficial e Mérito Naval no Grau de Comendador; Medalha Mérito Tamandaré, e Comenda do Mérito em Ciências Farmacêuticas outorgada pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, entre outras. Recebeu também da Assembléia Legislativa do Estado Rio De Janeiro, o título de Cidadão Do Estado Rio de Janeiro; da Câmara Municipal de Itaboraí o Título de Cidadão Itaboriense; da Câmara Municipal de Paty de Alferes, o título de Cidadão Patyense; da Câmara Municipal de Miguel Pereira, o título de Cidadão Miguelense, entre outras homenagens.



Trabalho ABCF e ANF - Dr. Manoel de Almeida Moreira Filho - Cadeira 118
.pdf
Download PDF • 1.32MB

bottom of page