Palestra sobre a medina periodontal


O acadêmico Paulo Afonso Dimas Rios Ciruffo proferiu a palestra sobre a medina periodontal e suas manifestações sistêmicas na reunião de diretoria da ABMM no dia 17 de setembro de 2013 na casa de medicina da Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro. 

Nesta palestra o nobre confrade ressaltou  que a medicina periodontal é um tema emergente e de grande importância para a odontologia e a medicina e que os profissionais que atuam nessas áreas deve deixar de encarar as doenças periodontai (gengivites e periodontites) como problemas restritos da cavidade oral. 

Foram apresentados diversos resultados de pesquisas cientificas realizadas pelo palestrante as quais ressaltam  a  possibilidade de impacto negativo quando as doenças periodontais não são devidamente controladas. Dentre as doenças sistêmicas abordadas pode-se mencionar a diabetes mellitus, endocardite bacteriana, enfarto no miocárdio, prematuridade e o baixo peso no nascimento.

O tema em ênfase deve ser divulgado em toda sociedade que deve estar ciente de que uma boca saudável é importante para a alimentação, auto-imagem, auto-estima, convívio social e, certamente, risco reduzido de doenças sistêmicas.