top of page

Encontro sobre Saúde Militar

Encontro sobre Saúde Militar reuniu no Brasil representantes da Comunidade de Países de língua portuguesa-CPLP



O Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd) realizou entre os dias 10 e 12 de julho o XVI Encontro de Saúde Militar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (Cgabeg), no Rio de Janeiro. 

O principal tema de 2013 foi “Os Serviços de Saúde das Forças Armadas em Grandes Eventos”. O evento contou com a participação de representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal,  São Tomé e Príncipe e Timor Leste, países que fazem parte da CPLP.

Realizado a cada dois anos, o encontro visa identificar formas de planejamento, preparo e emprego da saúde militar. A sede do debate é escolhida por meio de rodízio entre os países participantes e as palestras são conduzidas por profissionais renomados da área, que compartilham conhecimentos técnicos para o desenvolvimento científico da Saúde Militar.

No primeiro dia, após a solenidade de abertura, o primeiro tema debatido foi a “Gestão Operacional do Sistema de Saúde Militar em Grandes Eventos”, seguido por uma conferência sobre “Cenários e Perspectiva do Setor Saúde Militar”. No segundo dia foram debatidos os temas “Perfil de Liderança na Gestão dos Hospitais Militares” e os “Mecanismos de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear em Grandes Eventos”. O evento foi encerrado com palestra sobre a “Prevenção do Uso de Drogas em Atividade Militar”. Além das palestras, foram realizadas visitas a algumas instituições militares de saúde, tais como o Laboratório Farmacêutico da Marinha, o Hospital Central do Exército e o Hospital de Força Aérea do Galeão. (Fonte Ministério da Defesa/ Assessoria de Comunicação Social)

bottom of page