Dia da Bandeira (19 de Novembro)


Comemora-se no dia 19 de novembro o Dia da Bandeira um dos símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, a data marca o dia em que a Bandeira do Brasil Imperial foi substituída pela Bandeira Republicana Nacional, instituída pelo Decreto Lei n° 4, de 1889. A comemoração à Bandeira Nacional faz parte da história do país, que comemora após a Proclamação da República, ocorrida no dia 15 de novembro de 1889.

A bandeira do Brasil é constituída por um retângulo verde, que simboliza a pujança das matas brasileiras, no qual está sobreposto um losango amarelo, que representa as riquezas minerais do solo e um círculo azul com 27 estrelas brancas, que representa o céu e os estados brasileiros, atravessados por uma faixa branca com o lema nacional: "Ordem e Progresso".

A Bandeira Nacional é um dos símbolos mais importantes do país, devendo ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriação no fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que seja bastante iluminada.