top of page

Cerimônia em comemoração a Vitória Aliada na 2ª. Guerra Mundial

Solenidade dia 18 de maio de 2022, pelo Dia da Vitória- Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial - Parque do Flamengo - Rio de Janeiro.


Com a presença do Ministro de Estado da Defesa, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, realizou-se a cerimônia em comemoração a Vitória Aliada na 2ª. Guerra Mundial. Presente o médico veterano, nosso agraciado com a Medalha Emmanuel Marques Porto, Ten Med Dr Carlos Henrique Bessa, 102 anos, Veterano do Serviço de Saude da FEB, sendo designado como atual detentor do Bastão de Comando da FEB, sucedendo entre outros o Marechal Cordeiro de Farias, Marechal Levy Cardoso, Gen Ruy Leal Campello, e mais recentemente o Cel Amerino Raposo.

Ainda na Faculdade em Niterói, Dr. Carlos Henrique Bessa integrou o 1º. Batalhao de Saúde, instalado em janeiro de 1944 em Valença/RJ. No front atendeu indistintamente soldados brasileiros e alemães feridos, estes últimos por ocasião da rendição da 148º. Divisão de Infantaria da Whermacht, fiel ao seu duplo juramento, aquele que todo militar presta ao ser incorporado, e o de Hipocrates, tratar e curar a dor dos que sofrem.

Presente ao seu lado nossa confrade Dra. Margarida Rocha Bernardes, professora do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa, representando no evento a Academia Brasileira de Medicina Militar (ABMM).




bottom of page