top of page

ABMM PROMOVE A I JORNADA DE DEONTOLOGIA MÉDICA


A ABMM realizou no dia 17 de abril de 2018 a sua I Jornada de Deontologia Médica no Hospital Central Aristacho Pessoa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro a qual teve uma programação científica enriquecida de uma grande variedade de temas importantes da Deontologia Médica bem como apresentada por profissionais de expressiva atuação.

O Membro Titular Paulo Afonso Dimas Rios Ciruffo representou o Presidente da ABMM, que agradeceu a Direção Geral de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e a Direção do Hospital Central Aristacho Pessoa pela grande parceira nesta empreitada bem como por aportar essa I Jornada de Deontologia Médica da ABMM na unidade hospitalar supramencionada. Muitas discussões foram abertas e nesta seção ficou comprovado que a maneira mais efetiva para se evitar conflitos entre médico e seu paciente, certamente é a utilização de recursos de uma prática médica defensiva o que pode ser reforçado por um cultivo de uma boa relação profissional-paciente-familiar evitando assim cometer erros. Por fim recomendou-se que os prontuários dos pacientes sejam sempre adequadamente elaborados, incluindo o registro das informações que foram transmitidas e o grau de participação dos pacientes e familiares nas decisões terapêuticas.

A referida Jornada foi encerrada pelo Exmº Sr. Presidente da ABMM, Contra-Almirante (Refº-Md) Manoel de Almeida Moreira Filho que congratulou aos Membros Titulares Cel. BM Méd. José Manoel e Ten. Cel BM Méd. Élcio Carneiro pela brilhante coordenação do evento em atinência bem como a todos os participantes e a Diffucap Chemobras, renomada Empresa Farmacêutica pelo patrocínio dessa I jornada de Deontologia Médica.



bottom of page