top of page

ABMM PARTICIPA DO XVII CONCLAVE DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ACADEMIAS DE MEDICINA



Representada pelo Acadêmico CMG (RM1-Md) José Amalth do Espírito Santo e esposa, Sra. Eliane Passanesi, participaram do XVII Conclave da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM) e da posse da nova Diretoria (2018-2020), nos dias 24 e 25 de maio de 2018.

O evento ocorreu na sede da Academia de Medicina de São Paulo, nas dependências da Associação Paulista de Medicina (APM). O prestigiado conclave e cerimônia de posse contaram com a presença de autoridades civis, representantes de entidades médicas de classe e sociedades de especialistas, além de políticos e eminentes médicos e docentes que têm contribuído de forma ímpar para a história da medicina brasileira, como o Profs. Silvano Maia Attilio Raia, Waldenyr de Bragança e a Profa. Mayana Zatz, da Universidade de São Paulo.

No conclave foram discutidos assuntos da mais alta relevância para a medicina nacional, sob a forma de mesas redondas, conferências e palestras, que despertaram grande interesse da plateia e suscitaram muitos debates.

Na conferência “Cooperação entre as Academias de Especialidades Médicas e a FBAM”, o atual Presidente da FBAM, Prof. Dr. José Roberto Baratella, ressaltou a importância para a FBAM promover uma aproximação mais participativa e de franca cooperação entre as Academias de Medicina, destacando a Academia Brasileira de Medicina Militar.

Momento relevante da solenidade foi a assunção da nova Diretoria da FBAM, com a posse do Prof. Dr. e acadêmico José ou Luiz Roberto de Sousa Baratella, como Presidente, e de toda a sua diretoria, recebendo o cargo do então Presidente, Prof. Dr. e acadêmico José Hamilton Maciel Silva. O Prof. Baratella é graduado em medicina pela Escola Paulista de Medicina, e especializou-se em cirurgia pediátrica, sendo mestre e doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Foi professor titular de cirurgia pediátrica da UNISA, secretário da Academia Paulista de Medicina, e representante da América Latina e do Caribe (2010-2013) da World Federation of Association of Pediatric Surgeons, dentre outros títulos honoríficos.

A Federação Brasileira de Academias de Medicina, criada em 1986, é uma entidade civil cuja missão é congregar as Academias Estaduais de Medicina e contribuir para a avaliação e promoção da qualidade do ensino médico no país, além de promover atividades com fins educativos, culturais, históricos, científicos e de pesquisa, que se relacionem direta ou indiretamente com a medicina.

O referido conclave e cerimônia de posse culminaram com o lançamento do livro “José Carlos Prates: A anatomia de uma vida dedicada à medicina” e um agradável jantar de confraternização, na sede da Associação Paulista de Medicina.


bottom of page