top of page

ABMM e SBOT-RJ realizam o IV Congresso de Ortopedia e Traumatologia


O Hospital Central do Exercito (HCE) recebeu no anfiteatro Dr. Ismael da Rocha a 4º edição do Congresso de Ortopedia e Traumatologia, fruto da parceria da Academia Brasileira de Medicina Militar (ABMM) com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia regional Rio de Janeiro (SBOT-RJ).

O congresso que aconteceu nos dias 17 e 18 de junho reuniu especialistas do meio civil e militar, com representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e Auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros). O evento promoveu a integração dos vários serviços de Ortopedia e Trauma do país e a educação continuada dos médicos filiados à ABMM e a SBOT-RJ.

O inicio do evento foi marcado pelo canto do Hino Nacional e pela solenidade de abertura que contou com a ilustre presença do General de Brigada Med. Alexandre Falcão Corrêa, Diretor do Hospital Central do Exercito (HCE); Contra-Almirante (RM1-Md) Manoel de Almeida Moreira Filho, Presidente da Academia Brasileira de Medicina Militar; Contra-Almirante (RM1-Md) Carlos Edson Martins da Silva, Secretário-Geral da ABMM, Coronel BM Med. Sueo Mizumoto, Diretor Geral de Saúde do CBMERJ e Presidente de honra do congresso; Coronel PM Med. Arthur Danton Vieira Baeta Neves, Diretor Geral de Saúde da PMERJ; e o Capitão Med. Aer. Marcos Noberto Giordano, Presidente da SBOT-RJ". Estiveram presentes também membros das forças armadas, forças auxiliares e civis.

Os temas de estudo e debate foram divididos em módulos, que seguiram a seguinte ordem: tumor, tornozelo e pé, fixação externa, ombro, joelho, punho e mão, quadril e trauma. Após o primeiro ciclo de módulos houve a apresentação dos trabalhos desenvolvidos por membros da SBOT-RJ. Após a votação da comissão julgadora, o trabalho desenvolvido pelo 2T Raphael Fonseca (FAB), que abordou o tema "Acesso anterior direto para artroplastia total do quadril. Descrição da técnica e resultados preliminares.", foi agraciado com a medalha e diploma de Honra ao Mérito da ABMM.

Durante o evento ABMM foi representada pelo Presidente, C Alte (RM1-MD) Manoel de Almeida Moreira Filho, junto com o Secretário-Geral, C Alte (RM1-MD) Carlos Edson Martins da Silva; Presidente do Conselho de Deontologia Médica, Prof. Dr. Pietro Novelino; Acadêmico Paulo César Alves Carneiro e o Membro Correspondente Estrangeiro Dr. Antonio Marttos.

Para o presidente da ABMM, C Alte (RM1-MD) Manoel de Almeida Moreira Filho, o evento é a prova dos constantes esforços da Academia Brasileira de Medicina Militar em promover a educação continuada no meio médico, contribuindo para o desenvolvimento dos profissionais e melhoria dos serviços prestado a população. "A ABMM vem empenhado esforços para ampliar a parcerias e contribuir cada vez mais para a capacitação dos profissionais de saúde", acrescentou.

O Membro Correspondente Estrangeiro da ABMM, Prof. Dr. Antonio Marttos do Ryder Trauma Center – Miami/Flórida, foi o convidado especial do congresso, que ministrou sobre o tema "Atendimento à emergência em grandes eventos esportivos: O papel das entidades civis e militares". A palestra compõe o ciclo de capacitações para o preparo dos profissionais de saúde para a atuação nos jogos olímpicos e paraolímpicos Rio2016.

Após dois dias de intensos debates e estudos, o evento foi encerrado com um almoço de confraternização entre os congressistas.

bottom of page