top of page

ABMM Comemora Aniversário


A Academia Brasileira de Medicina Militar comemora aniversário e faz homenagens em solenidade no Clube Naval.

Com a presença de Acadêmicos e familiares, a ABMM realizou no dia 13 de dezembro, no Clube Naval, solenidade em comemoração ao seu 72º aniversário. 

O evento foi aberto pelo Presidente da ABMM, o Contra-Almirante e neurocirurgião Manoel Moreira, contou com o orador Contra Almirante (Md) Murillo Cortes Drummond e uma emocionante homenagem aos Membros Titulares promovidos a Membros Eméritos. O presidente da ABMM lembrou a data da fundação da Academia, em 8 de dezembro, comemorado este ano no dia 13 de dezembro, Dia do Marinheiro.

Os acadêmicos que receberam o Certificado de Homenagem aos Membros Titulares promovidos a Membro Emérito e Medalha do Mérito, categoria “Prata", instituída no Ano do Sesquicentenário da Independência do Brasil, foram: Carlos Alberto Jaimovich – que falou em nome de todos,  Cleber Neves, Hênio Pedroso da Silveira, Juarez Salvador, Luiz Fernando Rocha Ferreira da Silva, Márcio Augusto Guimarães Corrêa, Marcio Vieira Muniz, Osvaldo da Costa Cardoso de Melo. Raimundo Pessoa Vieira e Sérgio Costa Lima da Silva.Para compor a mesa, o Acadêmico e Diretor da Seção de Odontologia da ABMM, CMG (CD) Paulo Afonso Dimas Rios Ciruffo, Mestre de Cerimônia na ocasião, chamou o Contra-Almirante (Md) Paulo César de Almeida Rodrigues (Diretor do Hospital Naval Marcílio Dias), Major Brigadeiro (Médico) Ricardo Germano (ex-presidente da ABMM), Vice-Almirante (Md) Celso Barbosa Montenegro (ex-presidente da ABMM), Contra-Almirante (Md) Manoel de Almeida Moreira Filho (presidente da ABMM), Vice-Almirante (Md) Jose Carlos Monteiro de Mello (ex-presidente da ABMM), Vice-Almirante (Md) Edson Baltar da Silva (ex-presidente da ABMM), e o Secretário-Geral do CREMERJ Gilberto dos Passos (foto, da esquerda para a direita). Também prestigiou o evento, o presidente da Academia Nacional de Medicina, Pietro Novellino, Membro do Conselho Fiscal da ABMM.Na ocasião, foram homenageados com Certificado e Medalha ao Mérito, instituída no Ano do Sesquicentenário da Independência do Brasil:

  • Clube Naval, na pessoa do Presidente Vice-Almirante (FN) Dobbin, Certificado e Medalha do Mérito, categoria "Ouro" -, recebida pelo Acadêmico Vice-Almirante (Md) José Carlos  Monteiro de Melo - Comodoro do Clube Piraque;

  • Hospital Naval Marcílio Dias, Certificado e Medalha do Mérito*, categoria "Ouro" , recebida pelo Diretor Contra-Almirante (Md) Paulo Cesar de Almeida Rodrigues;

  • Artista Plástico Sansão Pereira, Certificado e Medalha do Mérito* categoria "Prata";

  • Acadêmico  CMG (CD)   Dr. Paulo Afonso Dimas Rios Ciruffo, com o Certificado e Medalha do Mérito*, categoria "Prata";

  • Novum Salutaris Hospitalar Ltda, Certificado e Medalha do Mérito*, categoria "Bronze", recebida pela Sra. Márcia Seixas Barroso Pierucci (representando a da Sra. Cristina Seixas - Diretora)

  • Raviclar Comércio de Equipamentos Hospitalares Ltda, Certificado e Medalha do Mérito*, categoria "Bronze",  recebida pela Sra. Clara Ribeiro Alves (representando a Sra. Teresa Cristina - Diretora).

Ao fim da solenidade os convidados foram agraciados por um coquetel e jantar, quando houve  um sorteio dentre os presentes de uma tela do premiado artista Sansão Pereira. Quem ganhou o presente foi o Vice-Almirante (Md)  Celso Barbosa Montenegro.

bottom of page