5° CONGRESSO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - ABMM e SBOT-RJ




Aconteceu nos dias 10 e 11 de agosto, no Hospital Central da Aeronáutica, a 5° edição do Congresso de ortopedia e traumatologia com foco em cirurgia do trauma minimamente invasiva, realizado pela Academia Brasileira de Medicina Militar (ABMM) e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - RJ (SBOT-RJ). O evento contou com mais de 12 horas de duração, reunindo acadêmicos, residentes, medicos e especialistas civis e militares, com representantes das Forças Armadas e Auxiliares.

Marcando o início das atividades científicas, ocorreu a aula magna: A Evolução da Cirurgia Minimamente Invasiva no trauma ortopédico, ministrada pelo Cel. Méd. João Matheus Guimarães da PMERJ. No final do primeiro dia de debates e discussões científicas, o Prof. Dr. Omar Rosa, orador da ABMM, agraciou o público presente com um discurso, onde falou sobre a importância dos encontros científicos e a importância do HCA para a comunidade científica. Os debates continuaram no segundo dia de evento. O evento foi encerrado com uma homenagem ao HCA e a premiação dos trabalhos apresentados durante o congresso.

O encontro científico contou com a presença do C Alte (RM1-Md) Manoel de Almeida Moreira Filho (Presidente da ABMM), Maj. Med. José Paulo Gabbbi (PMERJ - Representante do Presidente da SBOT-RJ), Cel Med Henrique Lourenço Filho (Vice-diretor do HCA), Cel Med Eduardo Zaeyne (Vice-diretor de Saúde PMERJ), CF Md Manoel de Andrade Loyola (Presidente do Congresso - HNMD), C Alte Luiz Roberto Martins Dias (Secretário-geral ABMM), Prof. Dr. Omar dos Santos Rosa (Orador da ABMM) e CMG (CD) Paulo Afonso Dimas Rios Ciruffo (Diretor de seção de odontologia).


HOMENAGEM AO HCA

No final do evento o HCA foi homenageado pelo presidente da ABMM, entregando a instituição a medalha de Alta Distinção, que demonstra o alto apreço da ABMM pela obra científica e pela atuação profissional na área de saúde que tem desenvolvido o Hospital Central da Aeronautica.

A medalha de “Alta Distinção” da ABMM é uma honraria outorgada por seus Membros a personalidades e instituições de destaque no mundo científico, que pelo seu elevado grau de saber, capacidade colaborativa e proficiência nos serviços à cultura ou contribuído materialmente de maneira decisiva ao progresso da ABMM e à sociedade.


SESSÃO DE TEMAS LIVRES

O congresso foi palco para apresentação de trabalhos desenvolvidos por especialistas da área, que no final do evento foram premiados com a Medalha de Mérito da ABMM, nas categorias Ouro e Prata. O trabalho apresentado pelo Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG), que abordou o tema: “Custo direto do tratamento da fratura da extremidade proximal do fêmur em hospital quartenário”, foi premiado com a medalha Ouro. Já a medalha prata foi concedida ao trabalho “Atendimento inicial ortopédico a vitimas de PAF por arma de guerra”, do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN).