top of page

ALMIRANTE GRADUADO.
DR. JOAQUIM CÂNDIDO

SOARES MEIRELLES

O Almirante Graduado. Dr. Joaquim Cândido Soares Meirelles foi consagrado, por Dec. 63.684 de 25 nov 1968, patrono do Serviço de Saúde da Marinha, por sua ação assinalada e superior, não só como médico de nomeada, como por suas corajosas e pioneiras posições em defesa de melhores condições para seus doentes. Tudo, no exercício, por 19 anos (1845-64) das funções de Chefe do Serviço de Saúde de nossa Marinha.


Soares Meirelles formou-se cirurgião de 1817-22, no Curso Academia Médico-Cirúrgica que funcionava no Hospital Militar do Morro do Castelo. Em 1817 obteve os títulos de doutor em medicina e cirurgia pela Faculdade de Medicina de Paris. Antes de ingressar na Marinha, Soares Meirelles foi médico do Exército de 1819-28, tendo servido nos atuais regimentos Sampaio e Dragões da Independência, no Rio e no Regimento de Cavalaria e Hospital Militar, em Ouro Preto. Nesta condição junto com mais 11 oficiais do Exército, por Dec. de 29 janeiro 1825, visitou a França em viagem de aperfeiçoamento técnico. Então frequentou hospitais militares e retomou o contato com a medicina e cirurgia francesas.


Soares Meirelles foi o fundador e idealizador da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro em 1829 (depois Academia Imperial e atual Academia Nacional de Medicina) da qual foi o primeiro Presidente eleito. Presidente em 1829-30, 1833, 1835-38, 1845-48. Em seu mandato, na regência Feijó, elevou a Sociedade à categoria de Academia Imperial de Medicina. 


Comendador da Ordem da Rosa (D. Pedro II). Médico do paço imperial. Professor de Anatomia e Fisiologia das Paixões na Academia Imperial de Belas Artes. Conselheiro do Imperador, Oficial da Ordem do Cruzeiro, Cavaleiro da Ordem de São Bento de Aviz, Cavaleiro da Ordem de Cristo. Patrono do Corpo de Saúde da Marinha. Patrono da Cadeira número 1 da Academia Nacional de Medicina e foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Nasceu a margem do rio das Velhas, em Sabará-MG, em 5 novembro 1797, e faleceu no Rio, em 13 julho 1868, aos 71 anos. 
 

O Patrono do Serviço de
Saúde da Marinha

bottom of page