Forças Armadas Brasileiras são destaque no 44th World Military Congress on Military Medicine

As Forças Armadas Brasileiras participaram do 44th World Military Congress on Military Medicine, em Bruxelas, Bélgica, que comemorou o centenário da criação do International Committee on Military Medicine - ICMM, do qual o Brasil foi um dos fundadores, em 1921, no período de 05 a 09 Set 2022.



O Congresso Mundial contou com a participação de mais de 100 países e com a presença de cerca de 1000 participantes, presencialmente. A delegação brasileira, sob a chefia da Brigadeiro Med Ana Paola, da SEPESD / MD, também contou com a participação da Cel Med Carla, da 11a RM, do Maj Med Luís Gustavo, da DSau, do Maj Vet Augusto, do HCE e da 1. Ten Med Ana Salomone, do HFA, tendo, todos, apresentado trabalhos científicos, orais e em poster.

A Cel Med Carla Maria Clausi foi agraciada com o Prêmio William S. Bainbridge, pelos melhores trabalhos do Congresso, recebendo um cheque no valor de € 1.000 (mil euros). Os trabalhos tratam dos esforços empreendidos pelo Ministério da Defesa no combate à CoViD-19, tanto no resgate dos 34 brasileiros que estavam em Wuhan, na China, quando a pandemia começou, quanto nas 16 Missões Indígenas para a proteção da população brasileira mais vulnerável, entrando nas áreas mais longínquas do território nacional, muitas vezes, somente com transporte por helicópteros.

O reconhecimento mundial enaltece o comprometimento das Forças Armadas Brasileiras com a Saúde civil e militar, que utilizou 401 militares de Saúde nas operações, beneficiou mais de 155.000 indígenas e prestou assistência direta de Saúde a quase 64.000 indígenas.