As Forças Armadas Brasileiras participaram do 44th World Military Congress on Military Medicine, em Bruxelas, Bélgica, que comemorou o centenário da criação do International Committee on Military Medicine - ICMM, do qual o Brasil foi um dos fundadores, em 1921, no período de 05 a 09 Set 2022.
O Congresso Mundial contou com a participação de mais de 100 países e com a presença de cerca de 1000 participantes, presencialmente. A delegação brasileira, sob a chefia da Brigadeiro Med Ana Paola, da SEPESD / MD, também contou com a participação da Cel Med Carla, da 11a RM, do Maj Med Luís Gustavo, da DSau, do Maj Vet Augusto, do HCE e da 1. Ten Med Ana Salomone, do HFA, tendo, todos, apresentado trabalhos científicos, orais e em poster.
A Cel Med Carla Maria Clausi foi agraciada com o Prêmio William S. Bainbridge, pelos melhores trabalhos do Congresso, recebendo um cheque no valor de € 1.000 (mil euros). Os trabalhos tratam dos esforços empreendidos pelo Ministério da Defesa no combate à CoViD-19, tanto no resgate dos 34 brasileiros que estavam em Wuhan, na China, quando a pandemia começou, quanto nas 16 Missões Indígenas para a proteção da população brasileira mais vulnerável, entrando nas áreas mais longínquas do território nacional, muitas vezes, somente com transporte por helicópteros.
O reconhecimento mundial enaltece o comprometimento das Forças Armadas Brasileiras com a Saúde civil e militar, que utilizou 401 militares de Saúde nas operações, beneficiou mais de 155.000 indígenas e prestou assistência direta de Saúde a quase 64.000 indígenas.
Commentaires