3º Congresso de Ortopedia e Traumatologia da ABMM e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatol



“Temas comuns das nossas Organizações Militares serão apresentados e debatidos por

representantes da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

Militares do Estado do Rio de Janeiro, o que promoverá a integração científica dos

Serviços de Ortopedia das Unidades Militares e sobretudo estimulará a educação

continuada dos ortopedistas militares com as ações da SBOT-RJ e da ABMM “,

destacou o Presidente da ABMM, C. Alte. Manoel Moreira, na Solenidade de Abertura.


A Escola Naval foi o palco de muitos eventos da Academia Brasileira de Medicina Militar no dia 21 e 22 de março de 2014. Logo no início da tarde do dia 21 de março aconteceu no Auditório Amazônia Azul a Solenidade de Abertura do 3o Congresso de Ortopedia e Traumatologia da ABMM e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de Janeiro (SBOT-RJ), que se estendeu até o dia 22 de março.

À noite foi a vez da Sessão Solene do Ato de Posse dos Acadêmicos Membros Titulares, Membros Eméritos e Membro Aspirante da ABMM, que contou com o auditório lotado. Na ocasião, o presidente da ABMM C. Alte (RM1Md) Manoel Moreira procedeu a entrega do "Prêmio Academia Brasileira de Medicina Militar". Logo após, os presentes foram brindados com o Momento Musical, uma apresentação do Coro Feminino de Oficiais Da Marinha. A sessão terminou com um coquetel de Confraternização, na Ilha de Villegagnon, sede da Escola Naval.

Na Mesa da Solenidade de Abertura do 3o Congresso de Ortopedia e Traumatologia da ABMM e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de Janeiro, estiveram presentes o Exmo. Sr. Alte-de-Esquadra Elis Treidler Oberg, Diretor Geral do pessoal da Marinha, o Exmo. Sr. Vice-Alte (Md) Celso Barbosa Montenegro, Diretor de Saúde da Marinha, o Exmo. Sr. Contra Alte (Md) Paulo Cesar de Almeida Rodrigues, Diretor do Hospital Naval Marcilio Dias, o Exmo. Sr. C. Alte Antonio Varlos Soares Guerreiro, Diretor da Escola Naval, o Exmo. Sr. C Ate Manoel de Almeida Moreira Filho, Presidente da ABMM, o Ilmo. Sr. Dr. Henrique Barros, Diretor da SBOT-RJ. Esteve presente ao evento também, o Exmo. Sr. Secretário Estadual de Saúde, Dr. Marcos Esner Musafir.

Na ocasião desta solenidade, o Presidente da ABMM ressaltou que “este Congresso tem a finalidade de congregar os ortopedistas militares do Rio de Janeiro, o qual terá a presença de profissionais da mais alta qualidade técnica e científica da especialidade em atinência. Temas comuns das nossas Organizações Militares serão apresentados e debatidos por representantes da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro, o que promoverá a integração científica dos Serviços de Ortopedia das Unidades Militares e sobretudo estimulará a educação continuada dos ortopedistas militares com as ações da SBOT-RJ e da ABMM “. Por fim, o C. Alte Manoel Moreira concluiu: ”cabe-nos ressaltar que as Forças Armadas estão integradas no Rio de Janeiro, formando uma identidade médica, além de favorecer a criação de um comitê militar na SBOT com intuito de representar os militares ortopedistas em todo o Brasil e sobretudo conscientizar o profissional civil da expectativa de um horizonte promissor do seu ingresso as fileiras militares”.

O CMG (Md) (MB) Cláudio Luís da Silva FRAGA foi o Presidente do Congresso e a Comissão Científica contou com a participação do Cel BM R/R Méd Euclides JOSÉ Martin Amaral, CF (Md) (MB) Manoel Loyola ANDRADE, Maj PM Méd José Paulo GABBI Aramburu Filho, Maj PM Méd Rodrigo Ribeiro Pinho RODARTE, Cap PM Méd Carlos Alberto de Souza ARAÚJO Neto, Cap PM Méd Marcelo ERTHAL Moreira de Azeredo, Cap Méd (EB) Cláudio FEITOSA Albuquerque Júnior, Cap Méd (FAB) Marcos Noberto GIORDANO, 1o Ten BM Méd Alexandre de Bustamante, PALLOTTINO, Dr. Marcelo Costa de Oliveira Campos, Dr. João Recalde Rocha e Dr. Vincenzo Giordano Neto.